Logo SASOP
16 Dezembro 2017

Em 1997, o SASOP criou um Programa de Desenvolvimento num importante ecossistema da Bahia, a Mata Atlântica, tendo como estratégia principal a implantação de sistema florestais diversificadas

[+] Saiba mais



Institucional - Sua História

Desde sua criação, o SASOP vem contribuindo para a constituição e o fortalecimento das relações de intercâmbio entre grupos, organizações locais e organizações as sociedade civil comprometidas em desenvolver uma proposta para a agricultura familiar que incorpore a dinâmica social da população envolvida e a utilização racional dos recursos naturais, garantindo e potencializando sua sustentabilidade.

 

O SASOP é também integrante de espaços importantes de discussão sobre desenvolvimento rural sustentável como a Articulação Nacional de Agroecologia; a Articulação no Semiárido, onde atualmente participa da Coordenação Executiva Estadual, a Rede ATER Nordeste e o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar.

Buscando ampliar o campo de influência da Agroecologia no Brasil, o SASOP contribuiu com a realização do I e do II Encontro Nacional de Agroecologia, com um conjunto de organizações, contribuiu para criação e consolidação da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Atualmente, o SASOP integra a Coordenação Nacional como uma das referências do Nordeste e recebe em 2014, o III Encontro Nacional de Agroecologia, que será sediado em Juazeiro, na Bahia.

 

Em 2011, conduziu a organização local do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências - Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, que reuniu cerca de 300 pessoas em Salvador, Bahia, para debater agroecologia a partir de experiências concretas desenvolvidas em todo o País. Participou ainda da mobilização em torno das Conferencias Territoriais de Segurança Alimentar Nutricional e das IV Conferências Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceram em Salvador nos meses de setembro e novembro, respectivamente.   Em 2012, animou o processo de criação da Articulação de Agroecologia da Bahia, com outras organizações do Estado. 

 

No âmbito das instancias de proposição e controle social de politicas e programas de governo, o SASOP assumiu a Presidência do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Ba), por duas gestões consecutivas, e integra o CONSEA Nacional. Através de ações mobilizadoras regionais e articulações de âmbito estadual tem se buscado influenciar na formulação de políticas públicas dentre elas, a Política de Assistência Técnica e Extensão Rural e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Esse acompanhamento contribuiu para a aprovação da Emenda Constitucional do Direito à Alimentação, das Leis Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Lei da Alimentação Escolar, da Lei do Programa de Aquisição de Alimentos, da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural e na elaboração das Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que prevê criação de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2012, passou a integrar também a Comissão Nacional da Política de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO).

 

No plano dos territórios, o SASOP vem consolidando a política de desenvolvimento territorial com a participação propositiva da sociedade civil organizada em diálogo permanente com o governo federal e mais recentemente com o governo estadual. Participa desde então dos Fóruns Territoriais do Sertão do Francisco e do Baixo Sul da Bahia. Entre 2012 e 2013, o SASOP executou nos Territórios Chamadas Públicas de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura.    

 

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores