Logo SASOP
17 Outubro 2018

O SASOP atua em parceria com diversas organizações locais

[+] Saiba mais



Programa Semiárido - Território do Sertão do São Francisco

Programa Semiárido

 

O Programa com atuação no Sertão do São Francisco teve início no município de Campo Alegre de Lourdes, com foco na apicultura, no final dos anos 80. O trabalho foi se expandido e diversificando para outros segmentos de produção como a caprinocultura, quintais agroecológicos, beneficiamento de frutas e acesso a mercados. Duas cooperativas foram criadas com apoio do SASOP: a COAPICAL – Cooperativa dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes, em 1996, que trabalha com a produção e venda de mel, e a COAPRE – Cooperativa Agropecuária do Pólo de Remanso, em 2003, trabalhando com o beneficiamento de frutas nativas e caprinocultura.

Hoje, o SASOP atua em Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado, onde acompanha diretamente cerca de 1.200 famílias de agricultores/as, num processo de disseminação de experiências e conhecimento agroecológico. Atualmente, o SASOP tem intensificado sua atuação junto às pescadoras artesanais e as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto.

No caminho das estratégias da entidade, o SASOP, junto com outras nove organizações da sociedade civil, participou do “Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia – Pró-semiárido”, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do governo do Estado da Bahia, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Este projeto tem como objetivo central contribuir para a redução da pobreza rural em 32 municípios na região semiárida do centro-norte do Estado da Bahia, por meio de geração de renda, aumento da produção em base agroecológica, criação de oportunidades de trabalho agrícola e não agrícola e desenvolvimento de capital humano e social com especial atenção às mulheres e aos jovens. Na primeira fase do projeto, o SASOP atuou com 52 comunidades, nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, na elaboração dos Planos de Desenvolvimento e de Investimento dos Territórios Rurais. Outra parceria importante com o Governo do Estado é o Projeto de ATER voltado para Povos e Comunidades Tradicionais, iniciado em 2016, por meio do qual o SASOP consegue priorizar a atuação em áreas de Fundos e Fechos de Pasto, somando mais 720 famílias assessoradas diretamente.

 

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores