Logo SASOP
21 Setembro 2018

O fortalecimento de articulações entre diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia e no fortalecimento de agricultura familiar é uma dos principais vertentes das estratégias de ação.

[+] Saiba mais



Programa Mata Atlântica - Território do Baixo Sul da Bahia

Programa Mata Atlântica

 

No Território do Baixo Sul, o SASOP interage com os territórios do Sul e Extremo Sul em processos de capacitação, intercâmbio e projetos estruturadores de redes de produção e comercialização junto a organização de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e agroextrativistas.  Desde 1997, o SASOP atua na região, inicialmente no município de Camamu, e hoje também nos municípios de Ituberá, Igrapiúna, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha e Presidente Tancredo Neves. Iniciou seu trabalho tendo como estratégia principal a implantação de sistemas agroflorestais diversificadas e tem avançado para estratégias ligadas a segurança alimentar e acesso a mercados. Hoje atua com famílias diretamente e organizações de agricultores familiares e quilombolas, além de mobilizar uma articulação de mulheres do Baixo Sul para realizar formações e, anualmente, a Feira Agroecológica  da Mulher contra a Violência.

As práticas agroecológicas proporcionam aumento da produção e da diversidade de alimentos produzidos nos quintais e roçados; melhoria da alimentação e saúde das famílias; geração de renda para a agricultura familiar; valorização das plantas medicinais e dos remédios caseiros; fortalecimento de grupos e associações comunitárias; valorização do trabalho e do papel das mulheres e dos jovens no desenvolvimento rural; conservação e aumento da biodiversidade local; diminuição das queimadas, do uso de agroquímicos e das caçadas de animais silvestres; melhoria da qualidade e do acesso à água. A atual execução do projeto Bahia Produtiva no Baixo Sul, em parceria com o Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, o SASOP tem possibilitado ainda o acompanhamento de grupos e organizações comunitárias no intuito de fomentar e qualificar seu acesso ao mercado, com investimentos produtivos e também melhoria da segurança alimentar e nutricional.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores