Logo SASOP
27 Junho 2019

“SAN é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base pr

[+] Saiba mais



Articulações e Redes

O fortalecimento de articulações entre diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia e da agricultura familiar de povos e comunidades tradicionais é uma das principais estratégias de ação da entidade, que tem priorizado a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Buscando ampliar o campo de influência da Agroecologia no Brasil, o SASOP contribuiu com a realização dos quatro Encontros Nacionais de Agroecologia e, em 2011, conduziu a organização local do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências - Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, que reuniu cerca de 300 pessoas em Salvador, Bahia. 

No último ano (2017-2018), o SASOP integrou a comissão organizadora nacional do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que aconteceu de 31 de maio a 3 de junho de 2018, em Belo Horizonte/MG, com a participação de 2 mil inscritos. O encontro gerou visitas de mais de 40 mil pessoas ao longo dos 4 dias. Foram 38 povos indígenas participantes, representações de movimentos sociais e organizações de 14 países, além de uma programação que garantiu instalações artístico-pedagógicas 32 territórios representados em, 6 grandes plenárias, 20 seminários temáticos e mais de 50 atividades autogestionadas.   O SASOP contribuiu, ainda no IV ENA, para a realização do Seminário Nacional de apoio à Políticas Públicas voltadas para a Agroecologia. 

A Rede ATER Nordeste de Agroecologia surge como dinâmica crescente de articulação para construção metodológica da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e tem sido espaço de trocas, intercâmbios, formação e proposição no aprimoramento da política de ATER. No estado da Bahia, o SASOP permanece como membro do Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF).  Desde o ano de 2012, a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) tem sido um importante espaço de intercâmbios e debates entre entidades do movimento agroecológico baiano. O Encontro Estadual preparatório ao IV ENA, realizado em maio de 2018, foi um marco no debate entre biomas na Bahia.

Na sua experiência nos espaços de formulação e do controle de políticas públicas, assumiu a Presidência do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Ba), por duas gestões consecutivas, e hoje  permanece como membro Conselho. Participo do CONSEA Nacional como representante da ANA, no período de 2004 a 2016. Esse acompanhamento contribuiu para a aprovação da Emenda Constitucional do Direito à Alimentação, das Leis Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Lei da Alimentação Escolar, da Lei do Programa de Aquisição de Alimentos, da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural e na elaboração das Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que prevê criação de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2012, passou a integrar também a Comissão Nacional da Política de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e participou da elaboração do Plano e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e esteve na elaboração da Lei Estadual de Convivência com o Semiárido, aprovada e sancionada no ano 2016. O SASOP exerceu papel ativo na consolidação do Projeto de Lei da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores