Logo SASOP
19 Novembro 2017

A capacidade inovadora da agricultura familiar agroecológica permite aumentar a produção, o abastecimento alimentar e a oferta de produtos para o mercado e ainda diminuir os riscos das mudanças

[+] Saiba mais



A Agroecologia

Uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Essa é a ideia proposta pela Agroecologia, enquanto modo de vida de famílias agricultoras, onde as pessoas se relacionam com a natureza sempre protegendo a vida. Na Agroecologia, a agricultura é vista como um sistema vivo, inserida numa natureza rica em biodiversidade, com vários tipos de plantas, animais, microorganismos e minerais, que se relacionam entre si.

Suas características e princípios diferem da agricultura convencional e do agronegócio na medida em que se preocupa com a saúde humana ao produz alimentos mais saudáveis, sem agroquímicos ou venenos. O modo de produção agroecológico dá importância à conservação do meio ambiente e propõe um plantio sem o uso do fogo, com proteção do solo, das matas e dos rios, e incentiva a diversificação da produção incluindo a introdução de novas culturas, a manutenção de árvores e a produção de alimentos aproveitando pequenos espaços, como os quintais.

A capacidade inovadora da agricultura familiar agroecológica permite aumentar a produção, o abastecimento alimentar e a oferta de produtos para o mercado e ainda diminuir os riscos das mudanças climáticas. É uma característica desse modo de produção o respeito e à valorização dos conhecimentos das famílias agricultoras. As soluções dos problemas são adaptadas às condições de cada agricultor e a integração da unidade familiar é muito importante, envolvendo a participação de todos na família - mulheres, homens e jovens – valorizando o papel de cada um.

Os agricultores agroecológicos conservam suas sementes e plantas locais, garantindo sua autonomia e a biodiversidade local. A agroecologia valoriza ainda a cultura local, os hábitos, costumes e necessidades diferentes, além de promover autonomia dos produtores, que se organizam socialmente, assumem a promoção do desenvolvimento rural e passam a propor politicas que lhes favoreçam.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores