Logo SASOP
18 Outubro 2017

De acordo com a definição formulada na II Conferência Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), em 2004, a “SAN é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente

[+] Saiba mais



VI Feira Agroecológica das Mulheres contra a Violência

 

Sexta edição da Feira está marcada para o dia 06 de outubro, em Camamu – BA, e reunirá mais de 300 mulheres dos Territórios Sul, Baixo Sul e Vale do Jequiriça.

A VI Feira Agroecológica das Mulheres contra a Violência está confirmada para o dia 06 de outubro de 2017 (sexta-feira), na Praça do Fórum, em Camamu-BA. O evento reúne todos os anos cerca de 300 mulheres agricultoras, assentadas, quilombolas, marisqueiras e pescadoras dos territórios do Sul, Baixo Sul e Vale de Jequiriçá, com o objetivo de mobilizar a sociedade local para a importância do enfrentamento da violência contra a mulher. 

A Feira tem início às 6h da manhã e, ao longo de todo o dia, segue com a comercialização de alimentos agroecológicos, produzidos de forma saudável pelas mulheres, como frutas, verduras, legumes, hortaliças, plantas medicinais, doces, geleias, compotas, balas, geladinhos, beiju, sucos, bolos. A programação inclui ainda uma série de atividades culturais, mesas e debates sobre o tema da Violência contra a Mulher, oficinas, recreação para as crianças e artesanato.

A iniciativa integra um processo amplo de ações voltadas para o empoderamento das mulheres agricultoras, com inclusão sócioprodutiva e enfrentamento da violência, que vem aumentando nos últimos anos, no Território do Baixo Sul da Bahia, tanto no campo como na cidade. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/BA) mostram quase 16 mil casos de violência contra a mulher entre os meses de janeiro e maio deste ano na Bahia.

A Feira Agroecológica é também um espaço onde as agricultoras podem comercializar seus produtos, valorizando sua participação na produção de alimentos para geração de renda e para a segurança alimentar e nutricional de suas famílias e dos consumidores. O evento possibilita um dia inteiro de trocas sabores, saberes e experiências entre grupos de mulheres do campo e a população da cidade.  

Parceiros: SASOP / CESE / Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves / Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais / SETRAF / Associações Comunitárias / FASE / Koinonia

 

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores