Logo SASOP
19 Novembro 2017

Razão Social: Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais CNPJ: 32.700.809/0001-12 Inscrição Estadual: isento Inscrição Municipal: 077.635/001-91 Email: sasop@sasop.org.br

[+] Saiba mais



SASOP participa do X Congresso Brasileiro de Agroecologia

 

Duas experiências do SASOP foram apresentadas no X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que aconteceu entre 12 e 15 de setembro, em Brasília. O encontro, que reuniu cerca de 5 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, agregou aconteceu simultaneamente com o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

 

Uma das experiências do SASOP foi apresentada pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Cinara Sanches, que abordou a construção da Política de ATER agroecológica no estado da Bahia. O relato trouxe uma análise sobre a ação da Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) e do SASOP na incidência política junto ao governo da Bahia para a construção de uma chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que de fato possa permitir o avanço da transição agroecológica nos territórios da Bahia. No artigo, Cinara afirma que a ATER, enquanto articuladora de um conjunto de outras políticas para a agricultura familiar e potencial facilitadora de dinâmicas territoriais, carece de mudança na sua concepção e aprimoramento na sua forma de regramento e operacionalização. Para a coordenadora, é um momento de qualificar os serviços de ATER incidindo na construção de uma chamada pública que impulsione e permita a transição agroecológica nos territórios baianos.

A segunda experiência foi apresentada pela coordenadora do Programa Semiárido, Márcia Muniz. Com o tema  Conservação e Manejo da Sociobiodiversidade e Direitos dos Agricultores e Povos e Comunidades Tradicionais, o artigo argumenta sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Manejo da Agrobiodiversidade – Sementes do Semiárido, lançado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), em 2015. O trabalho mostra como as ações do programa ampliaram a estratégia da cultura do estoque, além da promoção e fomento das tecnologias de armazenamento de água para o consumo e produção de alimentos, contribuindo com a segurança e soberania alimentar das famílias que vivem no semiárido. De acordo com Márcia, a prática de estoque e reprodução de sementes faz parte, em alguma medida, da vida das famílias que vivem nessa região, mas ainda é pouco visibilizada. O projeto executado no contexto desse programa tem como base os princípios da agroecologia, valorizando o saber das famílias agricultoras no manejo e conservação dos recursos genéticos da região.

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil. 

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores