Logo SASOP
21 Setembro 2018

Em 1997, o SASOP criou um Programa de Desenvolvimento num importante ecossistema da Bahia, a Mata Atlântica, tendo como estratégia principal a implantação de sistema florestais diversificadas

[+] Saiba mais



IV ENA I Juazeiro sedia um dos encontros interterritoriais de preparação para o IV ENA na Bahia

 

Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade. Este é o lema do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que tem norteado diversos encontros interterritoriais no Estado da Bahia. Nos dias 23 e 24 de abril, foi a vez das organizações do Sertão do São Francisco e Território Piemonte Norte de Itapicuru se reunirem, em Juazeiro, para debater o lema do IV ENA, refletir sobre as experiências de Agroecologia que fortalecem os territórios e denunciar as ameaças à construção desses territórios agroecológicos. O evento teve também o objetivo de eleger os participantes que irão para o evento estadual - II Encontro de Agroecologia da Bahia - que acontecerá dias 9 e 10 de maio e que antecede o nacional, marcado para 31 de maio até 03 de junho, na cidade de Belo Horizonte -MG.

A representante da Articulação no Semiárido Brasileiro na Bahia (ASA Bahia),  Márcia Muniz, destacou que os encontros territoriais são importantes para discutir a temática, sobretudo no momento político que o país atravessa. “Esse é um espaço para reafirmar nossa luta. Construir a linha do tempo mostra a trajetória dessa região”, avalia Márcia, ao mencionar a metodologia usada no segundo dia do encontro onde as/ os participantes construíram o “Rio do Tempo”, pontuando os principais avanços e retrocessos com relação a agroecologia e Convivência com o Semiárido na região. 

A estudante de agropecuária da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), Manuela Rocha, reconhece o encontro como um espaço importante para problematizar aspectos que ela já vivencia em sua comunidade e na escola, a exemplo da preocupação com o Rio São Francisco, com o solo e o meio ambiente de modo geral. Ela cita a participação na vivência de campo realizada no primeiro dia do encontro como uma forma de animar as/os jovens: “A gente se inspira porque eram pessoas que usavam muito veneno e a partir de um projeto tiveram consciência e começaram a produzir sem agrotóxico, de maneira coletiva. Isso nos inspira e faz com que a gente cada vez mais nos fortaleça com isso”, menciona Manuela.

O encontro de preparação do IV ENA foi realizado pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Bahia) e Rede Territorial de Agroecologia, da qual fazem parte o IRPAA, o SASOP, o Núcleo Sertão Agroecológico da Univasf, a Escola Família Agrícola de Sobradinho, a Embrapa e CNPq.

Saiba mais sobre o IV ENA em http://enagroecologia.org.br/

Apoie nossa campanha de financiamento coletivo e veja as recompensas emhttps://www.catarse.me/ivena

Texto: Comunicação Irpaa e SASOP
Fotos: Rede Territorial de Agroecologia

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores