Logo SASOP
21 Setembro 2018

Desde sua criação, o SASOP vem contribuindo para a constituição e o fortalecimento das relações de intercâmbio entre grupos, organizações locais e organizações as sociedade civil

[+] Saiba mais



ENTREVISTA I #PapoCorreria traz agroecologia como destaque

 

 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural /SDR/Governo da Bahia

Agroecologia foi o tema destaque do #PapoCorreria, programa do governador Rui Costa, desta terça-feira (08). O consumo de alimentos saudáveis foi abordado pelas agricultoras familiares Maria Andrelice Silva dos Santos, do Assentamento Dandara dos Palmares, localizado no município de Camamu, e Janete Rodrigues, da comunidade Inácio João, em Caém.

Janete cria galinha caipira e planta uma variedade de hortaliças e frutíferas. Ela destaca: “Não sou apenas agricultora familiar, sou agricultora agroecológica. Plantar orgânicos é plantar sem veneno, já plantar alimentos agroecológicos é organizar, fazer um trabalho coletivo, trocar conhecimentos, se preocupar com o meio ambiente e com a saúde do próximo”, explicou. 

Para a agricultora familiar agroecológica, consumir produtos agroecológicos é a certeza de ter uma alimentação saudável e mais qualidade de vida: “Hoje a comunidade é mais consciente da importância da agroecologia”.

Bahia Produtiva


Além de Janete, mais 20 famílias da comunidade Inácio João foram beneficiadas com R$289 mil, pelo projeto Bahia Produtiva, por meio do edital Socioambiental, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade fez a implantação de galinheiros e os resultados já são vistos na localidade. A produção de ovos e de todos os outros produtos está sendo comercializada na Feira Orgânica de Caém, às sextas-feiras, e na Feira Livre do Mercado Municipal, às segundas. 

A SDR vem atuando e contribuindo para os processos de transição agroecológica das comunidades baianas, investindo em chamadas públicas de assistência técnica e extensão rural (ATER) e em editais de fomento a esta e outras práticas.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores