Logo SASOP
13 Dezembro 2018

Em 1997, o SASOP criou um Programa de Desenvolvimento num importante ecossistema da Bahia, a Mata Atlântica, tendo como estratégia principal a implantação de sistema florestais diversificadas

[+] Saiba mais



IV ENA I Costura política no IV ENA: comunicação, cultura e agroecologia

Comunicação e Cultura ganham destaque durante o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontece em Belo Horizonte (MG) a partir do dia 31 de maio


Texto: Gilka Resende¹/FASE

Foto: Luciana Rios/SASOP

Uma das atividades autogestionadas do IV Encontro Nacional de Agroeoclogia (ENA) vai fazer, literalmente, a costura política entre a comunicação, a cultura e o modelo de agricultura defendido pelas diversos territórios, movimentos e organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A confecção coletiva do “Bandeirão de Luta” está marcada para o dia 2 de junho, das 9h às 12h, na Tenda 10 do Parque Municipal de Belo Horizonte (MG).

As delegações que seguem rumo ao IV ENA podem, desde já, preparar seus pedaços de tecidos. Juntem as pessoas e, por meio de desenhos, frases, colagens e bordados, registrem coletivamente os resultados de rodas de conversas. Qual cultura a agroecologia semeia? O que a alimentação comunica sobre os territórios? O que a comunicação e a cultura têm a ver com a radicalização da democracia? Como elas podem fortalecer ou já fortalecem a agroecologia? Por que interessa à toda sociedade a agroecologia? Essas e outras questões servem para estimular os debates entre os grupos. Durante a atividade autogestionada, além de debater os temas,  mais pedaços de tecidos serão confeccionados e unidos aos que já chegarem prontos ao IVENA. Os conhecimentos adquiridos e registrados nessa costura ajudarão a compor o conteúdo sobre o eixo “Comunicação e Cultura” na carta política do Encontro, que também contará com um seminário específico sobre os temas.


“Nossa arte coletiva vai representar a importância da comunicação e da cultura populares, comunitárias, alternativas e livres para a agroecologia. Com certeza o ‘Bandeirão de Luta’ também vai reunir recados sobre os problemas da mercantilização da comunicação e da cultura, uma realidade que só fortalece o agronegócio e inviabiliza uma real democracia no nosso país”, explica Luciana Rios, do Coletivo de Comunicação e Cultura da ANA. Ela participou do II Encontro Estadual de Agroecologia da Bahia, promovido no município de Santa Bárbara nos dias 9 e 10 de maio. Entre as atividades, os participantes construíram uma bandeira da comunicação e cultura popular e agroecológica da Bahia, que fará parte de uma grande costura do eixo “Comunicação e Cultura” do IV ENA, assim como outros pedaços de tecidos já elaborados em eventos preparatórios realizados em Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba. 

“O IV ENA pretende reoxigenar o campo agroecológico ao fortalecer conexões entre as diversas lutas e resistências no cenário político atual. Para o movimento agroecológico, é fundamental repensar a cultura e a comunicação como práticas cotidianas e expressões dos povos”, completou Luciana, que também integra a organização Sasop. O IV ENA vai acontecer de 31 de maio a 03 de junho de 2018, ano em que a Constituição Federal de 1988 completa 30 anos.

[1] Integra o Coletivo de Comunicação e Cultura da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a FASE. Leia no site do IV ENA.

Agenda

22
DEZ
Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores