Logo SASOP
21 Setembro 2018

O fortalecimento de articulações entre diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia e no fortalecimento de agricultura familiar é uma dos principais vertentes das estratégias de ação.

[+] Saiba mais



JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO I Linguagem do Cordel foi tema da última oficina do Projeto Jovens Comunicadores

Texto: Edielson Cesar e Roniere/Jovens Comunicadores da ATAF*
Imagem: Ana Paula/Jovem Comunicadora da ATAF

De 30 de julho a 01 de agosto, aconteceu mais uma oficina de comunicação, organizada pelo projeto Jovens Comunicadores. O tema da vez foi a Literatura de Cordel. O encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso-BA, com jovens dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso.

De acordo o jovem Lucas, o projeto ajuda a entender e saber usar os meios de comunicação, ter um posicionamento e também a ser jovem comunicador nas comunidades. Para ele "o projeto contribui ajudando os jovens a multiplicar os saberes". Esta oficina contou com a participação de cerca de 25 jovens e teve como facilitador Maviael Melo, cordelista e músico, juntamente com Lise Guimarães, comunicadora.

Durante os três dias foram construídos vários cordeis, a partir das dicas repassadas por Maviael. Estas rimas apresentavam temas importantes para a sociedade, como Direitos e Deveres, Política e Corrupção, Drogas, Semiárido e alguns relacionados ao Jovens Comunicadores. Todos os textos serão utilizados para composição de um livro.

Em entrevista, Lucas diz que a oficina foi muito importante e bem produtiva, ajudou a desenvolver a escrita, o entusiasmo e também resgatar culturas que estão sendo esquecidas. O jovem afirma ainda que vai levar tudo que aprendeu para outros jovens da comunidade onde mora. No dia 31 houve uma noite cultural com a temática Cordel Matutano. Na oportunidade os jovens fizeram várias apresentações, incluindo um concurso de cordel, no qual cada integrante do grupo vencedor foi premiado, por Maviael Melo, com um livro de sua autoria.

E para finalizar o momento cultural teve uma apresentação de forró, onde os participantes além de dançar o tradicional forró, improvisaram uma quadrilha junina. Além de todo este momento formativo, o artista junto a alguns jovens prestaram entrevista na Rádio Comunitária Zabelê FM, a convite de Iolanda, que participou de toda a atividade. 

_São jovens que comunicam
Para fazer diferente
Pensando na sua gente
O que aprendem, aplicam
Parados eles não ficam
Pois são os desbravadores
Atuantes, sonhadores
Por um futuro ideal
Merecem todo o aval
Os Jovens Comunicadores..._  
(Maviael Melo)

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores