Logo SASOP
18 Outubro 2018

Razão Social: Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais CNPJ: 32.700.809/0001-12 Inscrição Estadual: isento Inscrição Municipal: 077.635/001-91 Email: sasop@sasop.org.br

[+] Saiba mais



JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO I Jovens Comunicadores visitam experiência de Rádio, no Piauí

Entre os dias 22 e 23 de setembro, garotos e garotas do Projeto Jovens Comunicadores estiveram em Oeiras, no Piauí, realizando intercâmbio com alunos do Instituto Comradio. O Projeto Jovens Comunicadores é uma iniciativa do Programa Pró-Semiárido, em parceria com o SASOP. O objetivo foi apresentar ao grupo da Bahia, composto por 30 jovens das cidades de Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes,  um pouco da cultura piauiense e as atividades que são realizadas pelo IComradio, na cidade de Oeiras.

A programação do intercâmbio iniciou no sábado (22) pela manhã com um passeio pela cidade. Á tarde, os alunos se reuniram no auditório da Casa da Merenda, onde puderam, trocar experiências com os alunos e com a equipe técnica do IComradio. A programação tem continuidade no domingo (23) pela manhã com entrevistas ao vivo na Rádio Cristo Rei FM de Oeiras, com a participação de integrantes do Projeto Jovens Comunicadores e do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, executado pelo IComradio. O intercâmbio se encerrou no domingo (23) à tarde com um minicurso sobre Técnicas de entrevistas e linguagem radiofônica ministrado pelos facilitadores Claudevândio Macedo e Josimar Santana do IComradio, além de relatos de experiências dos alunos do IComradio sobre os estágios realizados no rádio Cristo Rei.

Para Gabriela Maria, do Projeto Jovens Comunicadores, iniciativas como essas são muito importantes tanto para aprofundar os conhecimentos dos jovens sobre rádio, como também para combater a migração forçada de jovens em busca e melhores oportunidades em outros locais. “A importância desse intercambio é porque a gente está aprendendo coisas que lá pra nós não têm. Essa troca de experiências é muito importante e conhecer jovens que estão em projetos parecidos com o nosso dá uma importância maior para o nosso curso também. Essa experiência para mim está sendo muito interessante, porque eu gosto muito de rádio e com os membros do Icomradio falando a gente vai pegando coisa que a gente ainda não sabe e com as perguntas a gente vai entendendo mais. Foi muito legal essa experiência e que tenham mais experiências desse tipo, porque é uma forma dos jovens se comunicarem e não saírem das suas localidades, não migrarem em busca de oportunidades”.

Para jornalista e educomunicadora Lise Guimarães a importância desse intercâmbio é muito grande, “[...] pois a maioria desses jovens nunca saíram dos seus municípios [...] esses jovens são todos de comunidades rurais, então a maioria não teve a oportunidade de sair de seu lugar, então o fato de eles estarem vindo aqui, ele vão está conhecendo uma outra cultura, vão tá fazendo contato com outras pessoas, e antes de tudo vão tá conhecendo um projeto de comunicação e com jovens também do semiárido. Para eles perceberem a importância desse projeto que eles estão fazendo e começaram a valorizar mais ainda essa oportunidade que eles estão tendo, por que eles vão está vendo, vão estão ouvindo e conversando com os jovens do Instituto Comradio”, concluiu Lise.

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é realizado pelo IComradio e a BRÜCKE LE PONT da Suíça, em parceria com a Rádio Educadora Cristo Rei FM, Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude e a Diocese de Oeiras.

Texto e Fotos: IComRádio
Edição: Comunicação SASOP

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores