Logo SASOP
18 Novembro 2018

O SASOP atua por meio de Programas de Desenvolvimento nos Territórios Sertão do São Francisco e Baixo Sul da Bahia, buscando a conservação da agrobiodiversidade.

[+] Saiba mais



ASA | Calar a sociedade civil é prática recorrente em regimes autoritários


Nota de repúdio à declaração de Bolsonaro sobre ativismo no Brasil

Mais de 1,3 mil organizações da sociedade civil brasileira, entre eles a rede ASA, repudiam a declaração de Bolsonaro de que deseja acabar com a atuação das organizações da sociedade civil. A declaração foi dada pela internet, no dia 7 de outubro, logo após a confirmação de que o candidato enfrentaria o segundo turno.

A nota destaca as conquistas sociais e individuais alcançadas pelo Brasil por meio do trabalho ativista de tantas entidades, a exemplo de "leis como a do combate ao racismo e de enfrentamento à violência contra as mulheres; políticas públicas como o seguro desemprego e o financiamento estudantil; programas de combate ao desmatamento e de proteção dos animais; a Lei antifumo e a Lei da Ficha Limpa, que nasceu da iniciativa da sociedade civil para combater a corrupção nas mais diferentes esferas no país."

"Neste contexto, a declaração do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) de que irá “botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil” é de extrema gravidade. Ela é mais uma ameaça propagada por esta candidatura à nossa democracia.", ressalta a nota que frisa mais a frente:

"Mais do que nunca, o Brasil precisa de um governo aberto ao diálogo, que se proponha a conduzir a nação junto dos mais diferentes setores, respeitando a diversidade de opiniões e ideias sobre as propostas e rumos para o país. Em breve, a população voltará às urnas para eleger quem será o Presidente da República nos próximos quatro anos. Que o desprezo pelos movimentos sociais e entidades da sociedade civil manifestado nessa declaração seja considerado por todos e todas na hora de decidir seu voto."

Para ler a Nota de Repúdio na íntegra, cilque aqui.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores