Logo SASOP
27 Junho 2019

O SASOP é uma organização da sociedade civil que, desde 1989, vem contribuindo para assegurar a agricultores, agricultoras, pescadores e pescadoras artesanais uma melhor qualidade de vida no campo.

[+] Saiba mais



Estudantes da EFAS promovem Feira Comunitária para valorizar produtos da agricultura familiar

Jovens da Escola Família Agrícola de Sobradinho  (EFAS), do município de Sobradinho, na Bahia, organizaram no  mês de setembro, uma Feira Comunitária como parte da disciplina "Administração com ênfase em Economia Solidária". A proposta da feira foi escolhida no intuito de que pudessem dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar das suas localidades, assim como, reverter a renda gerada com a venda dos produtos para pessoas da região que estão passando por necessidade de alimentos. A atividade foi realizada na comunidade Caldeirão do Morro, com a participação das comunidades Lisboa, Pedrinhas e Vereda das Minas, e apoio do SASOP, da Rede de mulheres de Remaso e do IRPAA.

Durante a feira foram comercializados comidas típicas como farinha de tapioca fresca, própolis e mel de abelha, bolo de puba, galinha capoeira assada com beiju, bolo de cenoura, doce de umbu, milho in natura, maracujá do mato, ovo de galinha capoeira, requeijão de leite de vaca, geladinho, mingau de tapioca, chás, café, remédios naturais como a pílula de batata de pulga e pílula natural de pau ferro e, artesanato feitos com palitos de picolé, crochê, pano de prato, porta panela, capa de travesseiro, kit de tapetes para banheiro, porta pano de prato etc.

Foi realizada ainda uma roda de conversa onde os jovens da EFAS apresentaram para a comunidade o objetivo da feira e sua importância para o desenvolvimento local e promoção da agricultura familiar. Também foi dialogado com os participantes sobre o contexto político do país, momento em que os participantes refletiram temas como o voto consciente, história do semiárido brasileiro e as fragilidades que o país está passando na atual conjuntura política.

As feiras de Economia Solidária se constituem não apenas como um espaço de exposição e comercialização direta dos produtos, mas, um espaço de trocas solidárias, de apresentações culturais e artísticas, de informação e formação politica, além da divulgação e estímulo ao consumo ético, justo e solidário. Compreende ainda  um espaço para o consumo de alimentos saudáveis, produzidos pelas famílias agricultoras sem o uso de agrotóxicos e insumos químicos.

As feiras da agricultura familiar e feiras agroecológicas traz outros benefícios como o incentivo a recuperação e conservação dos solos, da água, da vegetação nativa, da valorização da mulher e do homem do campo, da geração de trabalho e renda, da saúde das pessoas que produzem e consomem. Possibilitam ainda o oferta de produtos com preços menores que os encontrados nas feiras convencionais e redes de supermercados, pois, são consideradas circuitos curtos de comercialização, onde não possuem vários atores sociais entre o processo produtivo e a comercialização.

Por Darllan Victor (editado por Comunicação SASOP)

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores