Logo SASOP
27 Junho 2019

Desde sua criação, o SASOP vem contribuindo para a constituição e o fortalecimento das relações de intercâmbio entre grupos, organizações locais e organizações as sociedade civil

[+] Saiba mais



FEIRA | Jovens realizam Feira Agroecológica em Pilão Arcado e cativam o público do campo e da cidade

Texto: Jovens da ATAF 

No último dia 12 de abril de 2019, a ATAF (Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia), em conjunto com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), realizaram a primeira Feira Diversidades do Sertão, no município de Pilão Arcado, Bahia. 

Com o lema “Somos da agroecologia, precisamos cultivar nossas sementes”, a feira teve o objetivo de promover a valorização dos produtos da agricultura familiar e a conscientização das pessoas para o consumo de alimentos saudáveis. Os jovens contaram com apoio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR/SDR), por meio do projeto Pró-Semiárido, numa parceria do Governo da Bahia com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para realização da iniciativa.

O evento teve início ao meio dia com um almoço para os expositores, que eram, na sua maioria, agricultores familiares da zona rural do município. Às 14h, houve duas palestras no espaço da secretaria de educação do município, sendo uma com o tema Agroecologia, ministrada por Fabrício, técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e a outra, com o tema Comercialização, assessorada por Denise, representante da Cooperativa (COORPECUC).  Após as palestras, por volta das 17h, foi dado início à  exposição e venda dos produtos.

À noite,  foi feita a abertura oficial da feira com as boas-vindas ao público com uma mesa redonda composta por representantes das instituições que contribuíram com a realização do evento. Fizeram parte da mesa Ângelo Neri (CAR, Pró Semiárido), Márcia Muniz (SASOP), Agostinho Pereira (IRPAA), Padre Guilherme (Paróquia Santo Antônio), Risomar Barrense (Secretário de Agricultura), Dalton Melo (Vice-prefeito de Pilão Arcado), Neusa Cadore (Deputada Estadual- Assembleia Legislativa da Bahia), Elisângela Araújo (Fórum Baiano da Agricultura Familiar) e Joelson Lopes Nascimento (ATAF).

Segundo o presidente da ATAF, Joelson Lopes, a feira é um momento importante para a sociedade local. "O projeto feiras agroecológicas foi pensado com uma metodologia do campo à cidade, trazendo os produtos do campo para expor no centro da cidade, assim facilitando para quem tiver na cidade adquirir e consumir produtos saudáveis", diz Joelson.

Durante à noite, aconteceram também várias apresentações culturais, como Roda de São Gonçalo, cordeis, poemas, peça teatral e, ainda, uma troca solidária entre os expositores e um forró, animado pelo grupo musical Hugo Angelino e Estilo de Rei.

O evento contou com a exposição de produtos de agricultores e agricultoras das comunidades de Tamanduá, Caldeirão do Boi, Carnaúba, Lagoa do Eduardo, Sítio Geraldo, Três Carnaúba, Lagoinha do Adão, Casa Verde, Vereda da Onça, Baixão, Brejo Dois Irmãos, Brejo da Serra, Intendência, Baião, Barreirinho, Jatobá, Lagoinha e mais algumas comunidades associadas a estas, totalizando  25 comunidades, além da presença de agricultores do município de Campo Alegre de Lourdes e das instituições parceiras. Foram em torno de 120 expositores e um total estimado de 1300 visitantes. Na feira, foram expostos produtos alimentícios, doces e salgados, de origem animal e vegetal, produtos medicinais, artesanatos de madeira, barro (argila), pano e materiais reutilizados, além de materiais didáticos educativos. Para a agricultora Dona Graciolina Lopes, da comunidade Carnaúba, a feira foi um momento muito bom. "Foi muito divertido, pois além de ser uma forma de gerar renda para as famílias agricultoras, ainda ajuda no crescimento e organização das pessoas, além de valorizar mais os produtos da Agricultura Familiar", explica.

A iniciativa contou ainda com a parceria da PJMP, Rede de Mulheres, COOPERCUC, UNASFPPA, STR de Pilão Arcado, Pastoral da Criança, IRPAA e EMBRAPA. Teve o apoio da Prefeitura Municipal de Pilão Arcado – BA, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Agricultura, Agroif Consultoria, Vereador Antônio Medeiros e Everton Luís.

 

 

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores