Logo SASOP
21 Julho 2019

Actionaid, União Europeia, Pão para o Mundo, Terre Des Hommens Suisse e Órgãos do Governo Federal e do Governo da Bahia.

[+] Saiba mais



FEIRA | Jovens realizam mais uma Feira Agroecológica e mostram o potencial produtivo do Semiárido

Por Jovens Comunicadores | ATAF

Acreditando no potencial produtivo da agricultura familiar da região semiárida, principalmente, dos agricultores e agricultoras que trabalham com os princípios da agroecologia, os jovens que vivem em comunidades rurais da região realizaram no dia 14 de junho mais uma feira agroecológica. A 2ª edição da Feira  aconteceu no município de Campo Alegre de Lourdes, seguindo o mesmo tema da primeira feira, que aconteceu em 12 de abril, em Pilão Arcado

O evento, que teve como lema “Somos da agroecologia, precisamos cultivar as nossas sementes”, mostrou a diversidade e a potencialidade de produção das comunidades rurais. Foi também um espaço de oportunidades de comercialização, divulgação, exposição, registro e troca de experiências entre agricultores e consumidores, possibilitando a geração de renda para os agricultores e o fornecimento de alimentos saudáveis para os consumidores. Para Dona Marineide Alves, agricultora expositora da comunidade São Gonçalo, em Campo Alegre de Lourdes, a feira foi de grande importância ppois conseguiu vender bastante seus produtos. "Com a realização da feira o povo se conscientiza para estar consumindo produtos orgânicos e valorizando o produto sem agrotóxico. Mesmo diante das dificuldades, os agricultores são capazes de produzir e expor seus produtos.”, comemora.

Foram comercializados produtos como hortaliças, frutas, verduras, doces, bolos, biscoitos, mel de várias espécies, rapadura, cachaça brejeira, remédios caseiros, licores, grãos, mudas, churrasco, galinha, beiju e também artesanatos em madeira, barro, pano e outros materiais. A diversidade da produção foi motivo de admiração para o público, que veio da própria cidade, das comunidades rurais do município, mas também de municípios vizinhos, como  Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, e cidades do sul do Piauí. A feira também proporcionou um espaço cultural, educativo e recreativo, onde aconteceram apresentações culturais, pesquisas sobre consumo, espaço de lazer, palestras sobre comercialização e agroecologia, entre outras ações sócio educativas. 

O evento possibilitou identificar o potencial produtivo dessas comunidades que vivem basicamente da agricultura familiar. No espaço de exposição mais de 40 comunidades ocuparam as 35 barracas disponíveis, entre elas, Barreiro do Espinheiro, Baixão dos Bois, Lagoa do Pedro, Ramalho, São Gonçalo, Milian, Maninho, Lagoa do Milho, Lagoa do Sal, Pitomba, Baixão do Calixto, Sitio Novo do Pedrão, entre outras, que são, na sua maioria, comunidades acompanhadas pelo Pró-semiárido, projeto do governo da Bahia financiado pelo FIDA, que vem fortalecendo os agricultores com infraestruturas produtivas. 

Ednilton Ramos, morador de Campo Alegre de Lourdes, afirmou que a importância da feira para o município foi visível, pois contribuiu para a economia local e na demonstração de produtos da agricultura familiar. "Essa realização também foi importante para mostrar para o poder público que nossos agricultores tem potencial para alavancar nossa economia, bastando apenas de mais incentivos e políticas públicas”, diz Edniton. 

A Feira Agroecológica foi realizada pela ATAF (Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia) e pelo SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais), em parceria com JBA, CPT, IRPAA, Fórum de Entidades Populares, Articulação Paroquial da Juventude, Sindicato dos Trabalhares Rurais, Rede Mulher e comunidades rurais, com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes, da Secretaria Municipal de Eventos e Turismo e Secretaria Municipal de Agricultura e um convênio com a CAR\Pró-Semiárido\FIDA\SDR\Governo do Estado da Bahia.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores