Logo SASOP
04 Junho 2020

O SASOP atua em parceria com diversas organizações locais

[+] Saiba mais



ECOFORTE REDES | Projeto Rede de Agroecologia do Baixo Sul será lançado em Valença-BA

O projeto é resultado do Edital Ecoforte Redes, da Fundação Banco do Brasil/BNDES, Convênio 17.243/2019, que será executado pelo SASOP, em parceria com a FASE Bahia, UNISOL e ADSCAF

Fortalecer a capacidade produtiva, organizativa, econômica e de gestão de organizações da rede agroecológica para o acesso ao mercado, ampliando a diversidade e a qualidade dos produtos. Esse é um dos objetivos do projeto Rede de Agroecologia do Baixo Sul da Bahia, que será lançado nos próximos dias 20 e 21 de agosto (terça e quarta-feira), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Valença.

No primeiro dia (20), o seminário, que conta com apoio do Território do Baixo Sul da Bahia e da Incuba Economia Solidária da UNEB/Campus de Valença, começa às 8h  com uma mesa de abertura. Em seguida, haverá uma apresentação das organizações que serão Unidades de Referência e a assinatura do termo de adesão. À tarde, será a vez do painel “Rede de Agroecologia do Baixo Sul da Bahia como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar na produção, beneficiamento e comercialização”, com a participação do SASOP, da Fundação do Banco do Brasil (FBB) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

No dia seguinte (21), o evento será das 8h às 13h, a realização de três painéis: I) “Apresentação da Estratégia de Ações do Projeto de Fortalecimento da Rede de Agroecologia do Baixo Sul”; II) “Troca de Experiências e Perspectivas para as Unidades de Referências”, com a participação da Associação dos Assentados do PA Dandara dos Palmares, Associação dos Produtores Rurais do Riacho do Miranda (ASPRUMI), Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar (ADSCAF) e Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e Economia Solidária e Sustentável do Vale do Jequiricá e Baixo Sul (COOPEIPE); e, por último, III) “Apresentação do Planejamento 2019”, por parte da equipe do SASOP.

O projeto é resultado do Edital Ecoforte Redes da Fundação Banco do Brasil/BNDES, Convênio 17.243/2019, que será executado pelo SASOP, em parceria com a FASE Bahia, UNISOL e ADSCAF. A iniciativa irá estruturar 16 Unidades de Referência relacionadas à produção orgânica, extrativista e de base agroecológica nos municípios Camamu, Ituberá, Valença, Jaguaripe, Presidente Tancredo Neves e Teolândia. Ao todo, serão envolvidas 27 organizações nas ações iniciais, entre  associações comunitárias, cooperativas, grupos informais, sindicatos dos trabalhadores rurais e entidades educacionais.

Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores