Por um Brasil Agroecológico

Hotsite do PLANAPO já está no ar. Acesse no link http://www.mda.gov.br/planapo/

Já está no ar no endereço eletrônico do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) para ampla divulgação. Com o lançamento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), o governo brasileiro assume o compromisso com a ampliação e efetivação de ações que promovam o desenvolvimento rural sustentável, impulsionado pelas crescentes preocupações das organizações sociais do campo e da floresta, e da sociedade em geral, a respeito da necessidade de se produzir alimentos saudáveis conservando os recursos naturais.

Dessa forma, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) – Plano Brasil Agroecológico (2013-2015), elaborado com ampla participação da sociedade civil, busca implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica.

As diretrizes do Plano são:

– Promover a soberania e segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável.
– Promover do uso sustentável dos recursos naturais.
– Promover a conservação e recomposição dos ecossistemas naturais, por meio de sistemas de produção agrícola e de extrativismo florestal baseados em recursos renováveis.
– Promover sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, que aperfeiçoem as funções econômica, social e ambiental da agricultura e do extrativismo florestal.
– Valorizar a agrobiodiversidade e os produtos da sociobiodiversidade e estímulo às experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, que envolvam o manejo de raças e variedades locais, tradicionais ou crioulas.
– Ampliar a participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica.
– Contribuir com a redução das desigualdades de gênero.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.