Jornalistas alemães conhecem o trabalho do SASOP no Baixo Sul da Bahia

Jornalistas alemães conhecem o trabalho do SASOP no Baixo Sul da Bahia

 

Convidados pela Pão para o Mundo (PPM), dois jornalistas alemães visitaram, entre os dias 08 e 10 de maio, comunidades rurais no município de Camamu, Território do Baixo Sul da Bahia, para conhecer experiências de famílias agricultoras que comercializam para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e na Feira Agroecológica da cidade.

A viagem contou com o apoio logístico do Elo Ligação e Organização, com sede em Salvador. Os jornalistas entrevistaram o coordenador geral do SASOP, Carlos Eduardo; o técnico Luciano Lima; parceiros locais, o Secretário de Agricultura de Ituberá, Manoel Sales, e ainda as agricultoras Maria Andrelice Silva dos Santos, Assentamento Dandara dos Palmares, e Ana Célia dos Santos Pereira, comunidade do Barroso. Conheceram ainda a Creche Municipal Mae Zezé, que recebe produtos da agricultura familiar. 

Renate Vacker, responsável pela área de comunicação e mídia de Pão para o Mundo,  conta que o objetivo foi aproveitar a ocasião da Copa do Mundo, em que os olhares do mundo inteiro estão voltado para o Brasil, para ouvir os brasileiros que vivem numa situação mais desfavorecida. Trata-se, segundo Renate, de uma ação denominada de  “Fair Play for Fair Life” que quer dizer  “Jogo justo para uma vida justa.”.  

Para Renate, a expectativa da PPM é poder informar sobre alguns exemplos de projetos inovadores, com boas histórias que possam chamar a atenção e difundir o trabalho da PPM no Brasil. Renate avalia as experiências visitadas como muito boas. “A variedade de produtos e como são produzidos, o acolhimento, o carinho das pessoas, a disposição para falar, relatar me chamou muita atenção. Saber que a vida melhorou e que as pessoas tem orgulho disso. Ver a importância do papel das mulheres e como elas tem consciência. A relação que o SASOP tem com as pessoas na comunidade é uma troca muito verdadeira. Foi muito bom ver tudo isso!”, conlui. 
 
Pão para o Mundo – Serviço Protestante para o Desenvolvimento é uma organização de ajuda das Igrejas protestantes regionais e livres na Alemanha que atua a nível mundial, empenhando-se, juntamente com o Serviço de Diaconia, em prol da justiça a nivel global. 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.