Documento de Referência para conferências já está disponível

Documento de Referência para conferências já está disponível

As conferências de segurança alimentar e nutricional que serão realizadas este ano – em suas etapas municipais, regionais ou territoriais e estaduais – já podem contar com um produto facilitador: o Documento de Referência.

A publicação foi elaborada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e será enviada aos Conselhos Estaduais e do Distrito Federal, podendo ainda ser reproduzida livremente pelos interessados.

O documento é aberto por uma poema de cordel, de autoria de Juvaldino Nascimento da Silva, da cidade de Senhor do Bonfim(BA). Em alguns dos versos, ele diz: “Todo mundo tem direito/ De poder se alimentar/ Com alimentos saudáveis/ Todo dia e sem parar/ Respeitando os costumes/ E a cultura do lugar”.

De acordo com a presidenta do Consea, Maria Emília Pacheco, “o documento é um convite ao engajamento e renovação de compromissos da sociedade e governos para a participação no processo das conferências, mobilizados pelo significativo lema – Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

A publicação aborda os conteúdos dos três eixos da conferência: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas; e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Não estão previstas propostas de alteração dos conteúdos do texto, pois o objetivo, como seu próprio nome indica, é servir de referência aos debates. Para a etapa da Conferência Nacional, será produzido um Documento Base com a incorporação de reflexões e deliberações emanadas das etapas preparatórias.

Clique aqui para reproduzir o Documento de Referência. 

Fonte: Ascom/Consea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *