André Conceição Santana e Delza da Cruz Santos Santana (2015)

Seu andre e Dona Delza-Barroso (1)Manejo agroecológico é colocado em prática na Comunidade do Barroso

André Conceição Santana e Delza da Cruz Santos Santana tem três filhos, mas apenas Marcos, de 19 anos, mora com eles. Seu André conta que chegou na Comunidade do Barroso, zona rural de Camamu (BA), aos 17 anos, para trabalhar com o pai de Dona Delza. Depois de alguns anos, casaram e conquistaram um pedaço de terra, onde estão hoje plantados os cravos.

Hoje o casal cultiva cravo, cacau, banana, laranja, guaraná e vende de tudo um pouco, mas o maior lucro vem com cacau e cravo. Os outros produtos são para o consumo da família. Na horta, Dona Delza cuida das plantas medicinais. Por meio da Associação Comunitária, comercializam frutas e galinhas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, ainda acessam recursos do Fundo Rotativo, que apoiou a construção de um galinheiro para cuidar melhor das aves.

Seu André conta que nunca usou veneno nas plantas. Com o acompanhamento do SASOP, foi trocando conhecimentos sobre manejo agroecológico e conhecendo experiências de outras famílias agricultoras por meio de viagens de intercâmbio. Os vídeos ajudaram a família a entender os males e as consequências do uso do agrotóxico. O agricultor afirma ainda que conhece muitas pessoas que estão adoecendo na região por causa dos agrotóxicos. Seu André alerta ainda que, em muitos casos, o diagnóstico médico aponta a doença como sintoma de alergia e não do uso do agrotóxico. Para afastar os insetos utiliza a água da mandioca.

Na roça, a família tem uma área onde começaram o manejo agroflorestal. Depois de uma viagem de capacitação que fez a Jaguaquara, Seu André conta que não deixa mais a madeira morrer e conseguiu comprar algumas ferramentas necessárias para fazer o trabalho de manejo. Sobre o futuro, o casal conta que pretende ampliar a criação de galinhas e a plantação de frutas. Já tem separado uma área só para plantar frutas e fazer composto orgânico com esterco de galinha e cobertura morta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *