Juventude do Baixo Sul participa de formação em Sistema Agroflorestal

Juventude do Baixo Sul participa de formação em Sistema Agroflorestal

 

Entrevistadores: Jany Silva e Jobson Silva

Reunidos no município de Camamu, nos dias 19 e 20 de outubro, jovens de comunidades rurais do Baixo Sul da Bahia trocaram saberes sobre como implementar um Sistema Agroflorestal (SAF). A atividade, que contou com a participação de cerca de 10 comunidades de Camamu, Iguapiúna, Ituberá e Presidente Tancredo Neves, além de parceiros do SASOP, garantiu um momento teórico sobre os SAFs aliado à prática em espaços de SAFs implementados nas comunidades do Garcia e no Assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu.

Para Antônio dos Santos Pereira, 21 anos, município Presidente Tancredo Neves, o curso trouxe um grande aprendizado já que em sua comunidade, praticamente não existe reflorestamento.  “Pretendo aplicar esse conhecimento na minha comunidade, para manter a renda e também para que a comunidade seja vista. O modo do manejo das plantas e lembrar sempre de cortar uma árvore deixando outra no lugar foi o que achei mais interessante”, diz Antônio.

Para a educadora da FASE-BA, Rosália de Melo, o “curso que valoriza o saber é uma oportunidade para os agricultores,  principalmente jovens, pelo fato de valorizar a agricultura”. Rosália pontua ainda a importância de ter um momento teórico aliada a prática para mostrar é possível fazer um sistema que seja sustentável nos aspectos ambiental, social e econômico.  O técnico do SASOP, Luciano Lima, explica que o objetivo do curso é socializar conhecimento entre agricultores e os parceiros locais do SAF na busca de construir novos saberes. “Sabemos que estamos numa região onde o componente arbóreo está presente nas propriedades dos agricultores e queremos potencializar isso para saber lidar com o meio ambiente junto com os parceiros. Foram dois cursos até agora sobre SAFs e ainda terá um terceiro na Escola Família Agrícola de Ilhéus, também com a participação de jovens”, relata Luciano.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.