Grupo de jovens da comunidade Baixa de Areia, Igrapiúna

Jovens se unem para fortalecer a ação da  juventude em comunidade rural no Baixo Sul da Bahia

O grupo de jovens da comunidade Baixa de Areia, município de Igrapiúna, está perto de completar um ano. Formado em julho 2016, o Juventude em Ação é hoje formado por 14 jovens que já criaram uma página nas mídias sociais para dar visibilidade a suas ações na comunidades. Segundo Demison Conceição dos Santos, um dos integrantes, os jovens antes já se reuniam para discutir assuntos de seus interesses, mas perceberam que precisavam se organizar para manter a união e a força da juventude na comunidade. Foi aí que começaram a se mobilizar em torno da capoeira, da dança, da arte e do artesanato, do esporte, do cinema e, principalmente, da horta comunitária, ponto central do Juventude em Ação. O grupo ainda conta com Adilton, Danilo, Danile, Edenilda, Eliene, Jadson, Jacicleide, Janiele, Jobson, Joemerson, Maxuel, Selma, Nilciele.

Os garotos e garotas se reúnem uma vez por mês, mas cuidar da horta é uma atividade constante que os mantem sempre em contato. O espaço foi cedido pela associação comunitária e os insumos, como as sementes, foram conseguidos com apoio do SASOP. Para dividir o trabalho, eles realizam mutirões de capina e plantio. “A horta é o coração do grupo. É o que envolve todo mundo e mantem o grupo vivo”, conta Demison. As sessões de cinema também já se tornaram uma marca do grupo. Ela acontece dois sábados por mês, com apoio do SASOP no uso dos equipamentos de som e projeção do filme escolhido.

Esse despertar do grupo de jovens veio com as formações e assessoria técnica realizadas pelo SASOP em Agroecologia. “Estamos querendo ir devagar, fortalecer o grupo e, depois, os outros jovens terão interesse de chegar para participar. A ideia não é mobilizar outros jovens agora, mas fortalecer esse núcleo”, diz. Demison lembra ainda que muitos agricultores acham que os jovens não se interessam por nada, além do futebol. “A gente quer mostrar que futebol, saúde, alimento saudável e trabalho tem tudo a ver. A gente pegou isso como ousadia e quisemos mostrar que somos capazes, que não podemos desistir de sonhar. Ser jovem é nunca desistir de sonhar. E não estou nessa sozinho, tem toda uma equipe motivada”, complementa o jovem.