Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade
Revista “No Rastro da Grilagem” é disponibilizada gratuitamente
O primeiro número da publicação "No Rastro da Grilagem", intitulado "Formas Jurídicas da Grilagem Contemporânea", está disponível em versão digital. A revista, produzida pela Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR) em parcerias com entidades como a Comissão Pastoral da Terra e movimentos sociais, visa servir como um instrumento de análise jurídica, sistematização, reflexão e denúncia de casos de grilagem no estado.
Nove textos sobre grilagens de terras reconhecidas, e em fase de reconhecimento, pelo Estado da Bahia fazem parte da obra. Os casos apresentados na publicação evidenciam situações que prejudicaram a vida de milhares de camponeses e camponesas. Entre os textos, dois tratam de grilagens que aconteceram em comunidades tradicionais de fundos de pasto do Território do Sertão do São Francisco: Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes; e Areia Grande, em Casa Nova.
A versão impressa da publicação foi lançada em março deste ano, em Salvador. Com a disponibilização da revista em versão digital, os organizadores de "No Rastro da Grilagem" esperam que este trabalho possa dar visibilidade à gravidade e complexidade da grilagem na atualidade e contribuir para o enfrentamento dessa prática criminosa.
Baixe aqui a publicação!
Texto: Ascom CPT Juazeiro – Foto: Divulgação.