Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade
Parceria entre SASOP, UFRRJ, COMPAS e CDE dá início a segunda fase do Projeto Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares no Sertão do São Francisco
A parceria para implementação da Fase II do Projeto Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares foi firmada entre o SASOP, o Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Comunidad Pluricultural Andino-Amazonica para la Sustentabilidad (COMPAS) e o Centre for Development and Environment, University of Bern (CDE).
O projeto, que está sob o financiamento do Programa Suíço de Pesquisa sobre Questões Globais para o Desenvolvimento (Programa R4D) implementado em conjunto pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (SDC) e a Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNSF), tem o objetivo de fornecer conhecimento científico baseado em evidências para a formulação e promoção de estratégias de inovação e opções políticas que melhorem os níveis individuais e agregados da sustentabilidade dos sistemas alimentares. A iniciativa é implementada sob a liderança do CDE da Universidade de Berna em conjunto com outras instituições de pesquisa na África e na Bolívia.
A Fase II do projeto muda o foco de ‘conhecimento de sistemas’ para o ‘conhecimento de transformação’, e envolve a aplicação, o aperfeiçoamento e a disseminação da estrutura FoodSAF desenvolvida na Fase I. Isso será alcançado por meio das chamadas Ações Piloto Transformadoras (APTs) no Território Sertão do São Francisco, na Bahia.
O SASOP apoiará e coordenará as atividades de implementação e documentação da proposta apresentada no acordo, além do relatório operacional e financeiro, com assistência técnica e acadêmica do CERESAN / UFRRJ. O projeto seguirá até 31 de dezembro de 2019.