ATAF apresenta o projeto Improfeiras para parceiros dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes-BA

ATAF apresenta o projeto Improfeiras para parceiros dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes-BA

Texto: Cintia Araújo e Roniere Cassiano
Edição: Thiago Rocha
Fotos: Roniere Cassiano e Anselmo Ferreira

 

Acreditando que a parceria com comunidades e entidades locais é uma das formas de organização para a executar o Projeto de Inclusão Social Produtiva e Econômica de Familiar Agricultoras em Feiras Agroecológicas (IMPROFEIRAS), a Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF) se reuniu com lideranças dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia. O projeto conta com a parceria do SASOP e apoio do Pró-Semiárido, um programa da CAR/SDR/Governo da Bahia e FIDA.

O projeto tem como objetivo realizar feiras agroecológicas nos dois municípios, buscando facilitar a comercialização, exposição e divulgação dos produtos produzidos pelos agricultores familiares. Para que venha incentiva o consumo de alimentos saudáveis e a geração de emprego e renda no campo e na cidade. As reuniões aconteceram nos dois municípios, nas sedes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, com a presença de várias lideranças. Durante as reuniões, os jovens da ATAF apresentaram a Associação e a proposta do projeto IMPROFEIRAS, levantando as demandas para os parceiros locais.

Estiveram presentes durante as atividades diversas organizações sociais e órgão públicos, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais  (STTR), Serviço de Assessoria as Organizações Populares Rurais (SASOP), Associações de Fundo de Pasto, Associações de Apicultores, Associações Comunitárias, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Paróquia, Secretarias municipais de Agricultura, Secretarias de Cultura, Rede de Mulheres, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional  (CAR) e União das Associações de Fundo de Pasto de Pilão Arcado (UNAFFPA).

Para a agricultora Neide, da comunidade de Tamanduá, município de Pilão Arcado, "o projeto vem contribuir com a gente especialmente em relação a melhoria da qualidade dos alimentos, além de reforçar e reconhecer o potencial da agricultura familiar no município de Pilão Arcado". Neide afirma ainda que o projeto Improfeiras é um grande incentivo e vai valorizar bem mais os produtos dos agricultores familiares, além de ressaltar os diversos produtos que geram renda para as famílias, assim como os caprinos, ovinos, galinhas, mel e vários outros produtos que serão expostos durante as feiras.

Segundo o presidente da ATAF, o jovem Joelson Lopes, esse momento de  reunir e apresentar a proposta do projeto para os parceiros é um momento importante. "A ideia é que as feiras que serão realizadas nos dois municípios se tornem uma ação permanente", diz Joelson.

Parceiros: Projeto Jovens Comunicadores e SASOP

Apoio: Pró-Semiárido/CAR/SDR/Governo da Bahia e FIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *