Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade
CONTRA MINERAÇÃO | Sessão na Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes encaminha projeto para criação de conselho de preservação ambiental
Hoje (01/11), em sessão na Câmara de Vereadores do município de Campo Alegre de Lourdes (BA), foi encaminhado um projeto para a criação de um conselho municipal específico para tratar sobre a definição de Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas com o objetivo de preservar o patrimônio natural e cultural, especialmente, de comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, como Angicos dos Dias, que tem sofrido constantes ameaças da mineradora Galvani, instalada no local. Da mesa, participaram a Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, a Comissão Pastoral da Terra, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o SASOP.
A proposta é que o conselho seja formado por representantes do poder executivo, legislativo, ministério publico, sindicatos, associações e organizações da sociedade civil. As áreas de preservação envolvem monumentos e sítios arqueológicos, como a Toca do Baixão Novo, Toca do Calado, Toca do João Umbelino, Toca da Serra da Fonte e da Pedra dos Letreiros e seus entornos.
Fotos: Adão Souza | SASOP