Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade
Articulação de Mulheres organiza produção de máscaras em comunidades do Baixo Sul da Bahia
Agricultoras da Articulação de Mulheres do Baixo Sul da Bahia resolveram partir para a ação diante da pandemia de coronavírus. Com apoio do SASOP e da Koinonia, organizações parceiras da articulação, elas vêm se organizando desde a segunda quinzena de abril para produzir máscaras nas comunidades rurais do município de Camamu. “Em nossas reuniões pela internet, por conta do isolamento social, percebemos que o contexto pedia atitude, que o afastamento não podia nos desarticular”, revela a técnica Ana Celsa
Esse foi o primeiro passo para a criação de um núcleo de trabalho que reúne várias organizações que atuam na região, com uma representante de cada. Além do SASOP e Koinonia, participam Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Camamu e Associações Comunitárias . A ideia das máscaras veio das discussões com as comunidades. “Conseguimos um recurso de R$ 600, a partir de mobilizações locais, compramos tecido, linha e elástico e montamos vários kits para distribuição nos povoados e também para um bairro da zona urbana”, conta Celsa.
Já foram contempladas até então as comunidades de Dom Argemiro Mendes, Jetimana, Boa Vista, Ronco, Abóbora, Beija Flor, Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Barroso, Lameiro, Acotirene, além do bairro de Nova Conquista, e ainda há kits que não foram distribuídos para outros lugares. A participação na costura é voluntária. Cerca de 500 máscaras serão produzidas em cada local, que serão doadas para as famílias que ali habitem.