Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade
Encontro Municipal prepara Conferência Territorial de ATER no Semiárido
Por Victor Maciel
Um encontro virtual no dia 10 de agosto marcou parte dos preparativos para a 3ª Conferência Estadual de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. Estiveram reunidos representantes da sociedade civil organizada e servidores públicos ligados ao serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) para a agricultura familiar dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso. O encontro debateu propostas dos três municípios a serem levadas para a Conferência do Território Sertão do São Francisco, que ocorrerá no dia 17 de agosto. Na etapa territorial, serão debatidas as propostas saídas dos municípios que compõem o território, bem como serão indicados 13 delegados para participarem da etapa estadual.
As representações debateram assuntos pertinentes ao serviço de ATER a partir de três eixos temáticos:
Eixo 1 – Sistema Estadual de ATER: fortalecimento das institucionalidades, financiamento e monitoramento dos serviços prestados;
Eixo 2 – ATER e a relação de políticas públicas complementares para o fortalecimento e efetividade produtiva da agricultura familiar;
Eixo 3 – Agroecologia, Ambiente e Alimentos Saudáveis.
Além desses três eixos, o debate também considerou temas transversais, como a ATER para as mulheres, ATER para juventude, ATER para povos e comunidades tradicionais e Reforma Agrária. Foi debatido um conjunto de questões relacionadas a cada eixo e aos temas transversais, onde os municípios representados tiveram suas especificidades evidenciadas pelos participantes, com o intuito de se tornarem propostas inseridas nas ações de ATER no Estado.
Diante do atual contexto onde as diversas conferências não são espaços de discussão valorizados pelo governo federal, a 3ª Conferência Estadual de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária está sendo articulada pelo governo estadual, com o objetivo geral de consolidar o Sistema Estadual de ATER. Para tanto, o evento estadual propõe-se a definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores/as familiares, por meio do diálogo e da interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares.