Encontro Comunitário discute Segurança Alimentar e Nutricional no Quilombo do Jatimane

O SASOP realizou, em 14 de setembro, o Encontro Comunitário de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva. A atividade aconteceu junto à Comunidade Quilombola do Jatimane, em Nilo Peçanha/BA, sob a facilitação do técnico Rafael Mauri. Além dele, tivemos a participação da culinarista Daisy Costa, do Sítio Estância Verde, localizado em Valença, e do diretor do Departamento de Cultura de Nilo Peçanha, David Terra.

O encontro foi um momento de troca de saberes sobre a importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas PANCs, presentes nos quintais e que precisam passar a compor o cardápio do dia-a-dia das famílias com mais frequência. A conversa passou pelo valor nutricional das PANCs e pela importância de não usar agrotóxicos.

Na parte prática, preparamos pratos com as plantas cultivadas pelas mulheres da comunidade, como taioba, ora-pro-nóbis, coração da bananeira, banana verde, capeba, língua de vaca, mamão verde, sibira de cacau, flor de abóbora, dentre outras. Além da importância direta para a segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias, as PANCs fazem parte da estratégia de elaboração de pratos criativos para os turistas que a comunidade recebe, já que o fortalecimento Turismo de Base Comunitária é o principal objeto do Bahia Produtiva no Quilombo Jatimane.

Deixar uma resposta