Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Emergencial beneficia 39 famílias agricultoras com a compra de 131 toneladas de alimentos agroecológicos em Pilão Arcado (BA)

Alimentos foram distribuídos para mais mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no ano de 2021

“Nós da Secretaria Municipal de Assistência Social não tínhamos nenhuma experiência com o PAA e hoje estamos apaixonados pelo Programa. É muito gratificante ver uma quadra de esportes lotada com produtos da agricultura familiar do próprio município”, diz Sineide Soares, Assistente Social de Pilão Arcado, em reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilão Arcado (BA)
Foto: Tovinho Régis / Arquivo SASOP

Iniciativa executada pela primeira vez no município, em plena pandemia, mostra o potencial de organização da agricultura familiar agroecológica. A articulação entre famílias agricultoras, organizações da sociedade civil e jovens agricultores/as e técnicos/as, que integram a Associação ATAF, foram fundamentais para o acesso da agricultura familiar a esse mercado.

“Só aqui da nossa propriedade, fornecemos para cerca de 200 famílias do campo e também da cidade através da feira e à domicílio.”, Joelson Lopes, um dos jovens agricultores envolvidos na mobilização das famílias
Foto: Tovinho Régis / Arquivo SASOP

O jovem agricultor e técnico agropecuário, Joelson Lopes, foi procurado pela Secretaria de Assistência Social para apoiar a mobilização das famílias agricultoras. Com apoio das organizações e associações comunitárias, em apenas 24 horas, foi possível cadastrar as famílias e fazer o levantamento dos produtos a serem fornecidos.

“Esperamos que essa ação continue porque tem muita gente que precisa ser beneficiada”, Graciolina Lopes do Nascimento, uma das agricultoras que acessou o PAA Emergencial
Foto: Tovinho Régis / Arquivo SASOP

Essa ação articulada entre as famílias, a sociedade civil e o poder público permitiu que a seleção dos produtos e a definição dos preços fossem estabelecidas de forma justa e coerente com a realidade do mercado e com a cultura alimentar local. A família de Graciolina, Gabriel e Joelson, da comunidade Carnaúba, foi uma das que acessaram esse mercado territorial com uma grande diversidade de produtos.

Gabriel Pereira do Nascimento, agricultor.
 Foto: Tovinho Régis / Arquivo SASOP

A execução do Programa foi feita em quatro etapas, onde cada etapa adquiriu uma quantidade de alimentos, totalizando 131 toneladas de alimentos que foram distribuídos para mais de mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Agricultora Graciolina com suas plantas medicinais no quintal
Foto: Tovinho Régis / Arquivo SASOP

O PAA Emergencial ultrapassou a meta inicial de 90 mil reais a serem utilizados para compra de produtos da agricultura familiar, chegando a 112 mil reais no final de 2021. Juntamente com outras iniciativas de mercados locais e territoriais, como o Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE), feira agroecológica e a venda por delivery, as famílias agricultoras giraram a economia dentro do próprio município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *