Confira a websérie sobre Agricultura Resiliente ao Clima

DAKI lança série de documentários que se passam em três semiáridos da América Latina

Após um longo processo de sistematização de experiências em Agricultura Resiliente ao Clima, o projeto DAKI lança a websérie Semiárido Vivo. A iniciativa partiu de uma identificação bibliográfica de 277 experiências e sistematizou 55 delas. Dessas, 32 mini documentários documentários foram produzidos. 

As histórias são oriundas de três semiáridos da América Latina: Corredor Seco Centroamericano, Grande Chaco Argentino e Semiárido brasileiro. Os episódios, além de apresentar uma diversidade geográfica, trazem também uma pluralidade de atores, como comunidades tradicionais, povos indígenas e agricultores(as).

Trailer da websérie Semiárido Vivo

Para Júlia Rosas, coordenadora pedagógica do Projeto DAKI – Semiárido Vivo, os vídeos possibilitam que as pessoas conheçam as regiões semiáridas da América Latina e compreendam como os povos estão se organizando e construindo uma Agricultura Resiliente ao Clima, além de enfrentarem os efeitos das mudanças climáticas de forma inovadora. 

“Esse é um material potente para a gente conhecer as diferentes regiões, se identificar com elas e perceber que, às vezes, apesar de geograficamente distantes, possuem realidades parecidas com as que temos aqui perto de nós”, comenta. 

Os documentários também foram materiais de apoio pedagógico para o 1º Programa de Formação em Agricultura Resiliente ao Clima, que contou com 1669 inscritos em sua primeira fase. Com um formato híbrido, entre educação à distância e atividades territoriais, as e os estudantes tiveram a oportunidade de aprender com os próprios povos dos Semiáridos. 

Devido a este intercâmbio de conhecimentos, o resultado final das produções audiovisuais foi bastante diverso e rico, ressalta Júlia Rosas: “temos diversas formas de organizações sociais que estão representadas nos vídeos e diversos olhares a partir dos povos do Semiáridos. Temos episódios que falam sobre produção e comercialização de produtos agroecológicos; acesso, luta e democratização das terras; sobre formas de resgate de territórios tradicionais frente ao agronegócio; experiências de caprinocultura, silvicultura, sistemas agropastoris, agrofloresta, recaatingamento e reflorestação”.

Websérie Semiárido Vivo completa no Youtube:

Todos os episódios da websérie Semiárido Vivo estão disponíveis no Youtube e em nosso site. Os vídeos podem ser visualizados por regiões e por temas. O material possui dublagem em portugês e espanhol para que seja acessível. 

Escolha a história que mais te interesse e compartilhe! Lembrem de marcar a gente! @dakisemiaridovivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *