Feira da Mulher 2023 destaca a Divisão Justa do Trabalho Doméstico

A 3ª edição da Feira Agroecológica da Mulher e Economia Solidária no Território Sertão do São Francisco, promovida pela Rede Mulher, aconteceu no município de Remanso na sexta-feira, 31 de março. O evento, realizado na Cobertura do Mercado Municipal, se integra ao conjunto de atividades que tomam o mês de março como período de conscientização sobre as lutas feministas e do feminino, em virtude do Dia internacional da mulher, celebrado no dia 8. De periodicidade anual, participam representantes dos municípios de Uauá, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso.

Este ano, a Feira traz como tema a Divisão Justa do Trabalho Doméstico e teve em sua programação o lançamento da campanha sobre este importante assunto destacado pelo evento e apresentação da cartilha sobre “Violência contra a Mulher”. Além do espaço de comercialização dos produtos, com mais de 40 barracas de diversos municípios e comunidades, o evento contou com espaço de conhecimento para distribuição de material informativo, posto do sebrae para auxílio às microempreendedoras e público presente, feira de saúde com testagem de DSTs e uma inovação desta terceira edição: a ciranda das crianças. 

“Junto com o espaço de formação política e de comercialização, onde as mulheres trabalham, trouxemos a Ciranda das Crianças, uma ideia do pró-semiárido que deu bastante certo”, conta Gizeli Maria de Oliveira, coordenadora territorial da Rede Mulher.  Ela lembra que muitas vezes é  necessário que as mulheres deixem de estar nesses espaços de formação e comercialização pela sobrecarga de tabalho e cuidados com a família, dentre esses os cuidados com as crianças. “Quando a gente realiza a ciranda, a gente fortalece a ideia de que é importante integrar as novas gerações e poder oferecer uma tranquilidade à mulher”. E complementa: “junto com isso, a ideia é  contextualizar as crianças com o tema que está sendo debatido com as mulheres”, diz a coordenadora.

Gizeli explica que a ideia é fortalecer o espaço de feira, organizado e gerido pelas mulheres, fortalecer a própria agroecologia e a libertação das mulheres, a partir desse intercâmbio tão rico e importante para as mulheres que participam.  “Queremos dar visibilidade ao trabalho da mulher e frisar a importância da discussão e participação política das mulheres, porque o empoderamento de renda é apenas uma ação neste sentido e sabemos que tem  muitos outros temas que precisamos trazer para a vida dessas mulheres para que elas alcancem uma liberdade verdadeira, com acesso a direitos, proteção e justiça”.

A Feira Agroecológica da Mulher e Economia Solidária no Território Sertão do São Francisco conta com apoio financeiro e logístico do Pró-semiárido, além da participação do Sasop, Irpaa e STTR na articulação e execução do evento, e suporte local da prefeitura municipal de Remanso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *