Estratégias e Atuação

O SASOP atua por meio de dois Programas de Desenvolvimento localizados respectivamente nos Territórios Sertão do São Francisco e Baixo Sul da Bahia. A sede está localizada em Salvador, Bahia, onde concentra as ações de incidência política, comunicação e representação institucional, além da gestão administrativa-financeira-contábil.

Algumas das principais estratégias de intervenção são o desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos, o fortalecimento dos processos organizativos comunitários e territoriais e a disseminação de experiências com potencial de se traduzirem em políticas públicas para o campo e a cidade. A segurança alimentar e nutricional das famílias e dos consumidores de produtos agroecológicos é uma das estratégias indispensáveis para o desenvolvimento local.

Programa Semiárido

Território do Sertão do São Francisco

No Sertão do São Francisco, a atuação teve início no município de Campo Alegre de Lourdes, com foco na apicultura, e foi se expandindo e diversificando para a caprinocultura, quintais agroecológicos, beneficiamento de frutas e acesso a mercados. Hoje, o SASOP atua em 04 municípios: Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado, acompanhando famílias de agricultores/as, pescadoras artesanais e as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto.

Programa Mata Atlântica

Território do Baixo Sul da Bahia

No Território do Baixo Sul, o SASOP interage com os territórios do Sul e Extremo Sul em processos de capacitação, intercâmbio e projetos estruturadores de redes de produção e comercialização junto a organização de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e agroextrativistas. Hoje, o SASOP atua nos municípios de Camamu, Ituberá, Igrapiúna, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha e Presidente Tancredo Neves. Iniciou seu trabalho tendo como estratégia principal a implantação de sistemas agroflorestais diversificadas e têm avançado para estratégias ligadas a segurança alimentar e acesso a mercados.

Eixos estratégicos de atuação

Produção Agroecológica

Desenvolvimento de sistemas agroecológicos visando a segurança alimentar e nutricional e autonomia das famílias na geração de renda, através da implantação de agroflorestas, quintais produtivos, hortas urbanas e rurais, valorização e conservação da agrobiodiversidade com a multiplicação de sementes crioulas, além da criação e animais como caprinos, ovinos, galinhas e abelhas de forma sustentável.

Beneficiamento e Comercialização

Assessoria a associações, cooperativas e grupos de produção familiar, visando a agregação de valor aos seus produtos através do beneficiamento e da comercialização.

Empoderamento de Mulheres e Jovens

Empoderamento e auto-organização econômica e política de jovens e mulheres, visando a promoção e ampliação de seus direitos.

Fortalecimento Organizativo

Fortalecimento dos processos econômicos e políticos dos sindicatos, associações, cooperativas e grupos da agricultura familiar e das comunidades tradicionais em sua diversidade cultural e formas próprias de auto-organização.

Acesso e Gestão da Água

Fortalecimento de práticas de gerenciamento de recursos hídricos para consumo humano e produção de alimentos, visando a utilização sustentável do solo e o manejo adequado das águas.

Comunicação e Cultura Popular

Visibilização da agroecologia na sociedade, com a promoção do diálogo entre o campo e a cidade, valorizando as culturas locais, o conhecimento agroecológico e a expressão dos povos em seus territórios.

Articulação Política

Fortalecimento de articulações entre diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia e da agricultura familiar de povos e comunidades tradicionais.

Participação na elaboração e aprovação de leis

Emenda Constitucional do Direito à Alimentação

Leis Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Lei da Alimentação Escolar

Lei do Programa de Aquisição de Alimentos

Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural

Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Plano e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Lei Estadual de Convivência com o Semiárido

Projeto de Lei da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Integramos

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA)

Rede ATER Nordeste de Agroecologia

Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA)

Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF)

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Ba)

Comissão Nacional da Política de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO)

CONSEA Nacional – como representante da ANA
Conselhos Territoriais

Prêmios e Reconhecimentos

Finalista da 7ª edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Social

Vencedor do Prêmio FINEP de Inovação Social – Etapa Nordeste

Título de Utilidade Pública Municipal

Título de Utilidade Pública Estadual

Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais