Texto e Fotos: Bruno Machado

É na praça Francisco Xavier Borges, no Centro de Camamu, que o grupo de mulheres agricultoras da região monta seu espaço, todas as quartas-feiras, das 6h às 11h30 da manhã.
Além de encontrar alimentos orgânicos e agroecológicos, beneficiados e in natura, as pessoas que frequentam o local ainda ganham uma boa prosa e voltam para casa com dicas e receitas naturais com ingredientes que acabaram de adquirir. Tudo cultivado, beneficiado e comercializado por mulheres.

As vendas funcionam em pronta entrega ou por encomenda, que pode ser feita entrando em contato pelo instagram do grupo @espaco_mina_verde.
O grupo Mina Verdade surgiu a partir de observações fomentadas pelo uso da caderneta agroecológica. Havia também a necessidade das agricultoras de diferenciar seus produtos do ambiente tradicional do Centro de Abastecimento local, onde a qualidade e particularidades dos alimentos oriundos da agroecologia perdiam a visibilidade em meio aos convencionais.



“Nós nos juntamos, discutimos o que seria, quem seriam as mulheres interessadas em participar nas comunidades, fizemos um levantamento de produtos e fomos ao poder municipal solicitar o uso do espaço público. Estamos funcionando desde o dia 05 de abril, atentas a fazer um bom monitoramento de como têm sido esses primeiros meses e de que se queremos crescer é importante fazermos um bom planejamento”, pontua Dona Maria Andrelice, do Assentamento Dandara dos Palmares.
A ideia de inovar com um espaço no Centro da cidade foi apoiada pelo Sasop, que fomentou a criação da identidade visual e colabora com a infraestrutura e logística. A perspectiva e desejo deste grupo potente de mulheres é de se tornarem em breve um ponto físico, onde possam apresentar sua diversidade produtiva e os consumidores possam, visitar, comprar e retirar suas encomendas.
Além de mais conforto, a proposta é que o lugar possa promover uma experiência diferenciada de consumo, que permita entender ainda melhor a importância deste trabalho e como ele transforma a vida de muitas mulheres e de suas famílias, construindo renda, autonomia, auto-estima e bem viver em comunidade.





