
É no Semiárido que a vida pulsa e o povo resiste! ✊🏿✊🏽✊🏾
Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024, aconteceu o X EnconASA, reunindo centenas de pessoas às margens do Rio São Francisco, entre os municípios de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE). O evento celebrou os 25 anos da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e reafirmou o compromisso com a convivência sustentável no Semiárido.

Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Piranhas, da Cáritas Francesa e o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, o X EnconASA promoveu um espaço de diálogo entre sociedade civil e poder público.
Durante o evento, a ASA celebrou a marca de mais de 1,2 milhão de cisternas construídas no Semiárido, garantindo água potável para beber e produzir. A trajetória de luta da ASA, ao longo de 25 anos, foi marcada pela resistência, conquistas e pela consolidação de políticas públicas que atendem às demandas da população.
Além disso, foram apresentados e aprovados dois novos programas estratégicos:
Saneamento Rural no Semiárido e Um Milhão de Tetos Solares.
Para a Coordenadora do Sasop, Márcia Muniz, o ENCONASA foi um evento marcante, porque junto à celebração dos 25 anos da ASA, promoveu importantes trocas de experiências, no contexto das suas oficinas e intercâmbios. “Um dos momentos mais significativos foi a plenária das mulheres, que discutiu a importância de fortalecer a participação feminina e os desafios enfrentados no Semiárido, como o patriarcado e o racismo”, avalia ela, ao lembrar, por exemplo, da plenária que celebrou os 10 anos da Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. Márcia destaca o anúncio de dois programas inovadores que também marcaram o evento: o Programa de Saneamento Rural e o Programa Um Milhão de Tetos Solares. Além deles, também foi anunciada a ampliação do Programa de Cisternas, com a implementação de novas tecnologias sociais.
“Esses programas juntos trarão avanços para a convivência com o Semiárido e a geração de energia no campo de forma revolucionária”, considera.
O X EnconASA não apenas revisitou as conquistas do passado, mas também projetou um futuro pautado pela convivência com o Semiárido. Com a participação de delegados e delegadas de todo o Brasil, o encontro reforçou a importância de políticas públicas e ações coletivas para enfrentar os desafios da região. A Carta Política elaborada no X EnconASA reflete o compromisso com a luta pela convivência com o Semiárido.
Clique aqui para acessar e faça o dowlond!