Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena é tema de Encontro Interconselhos

CONDRAF, CONSEA e CNAPO debatem o fortalecimento do protagonismo da agricultura familiar camponesa e indígena

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CONDRAF), a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e o Comitê Brasileiro do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAFCI) promovem o Encontro Interconselhos e de Comissões Nacionais para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena.

O evento, que acontecerá no dia 06 de agosto (quarta-feira), no Palácio do Planalto, tem como objetivo o fortalecimento do protagonismo da agricultura familiar camponesa e indígena através da identificação de convergências e afirmação de compromissos dos Conselhos e das Comissões Pontos quanto aos desafios comuns. A proposta é também reafirmar seu papel no desenvolvimento rural sustentável e solidário, na realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, no reconhecimento e valorização da sociobiodiversidade e na promoção da transição agroecológica.

A programação prevê a realização de duas mesas temáticas: a primeira abordará a Agricultura familiar, camponesa e indígena e a soberania e segurança alimentar e nutricional no desenvolvimento rural sustentável e, a segunda, os Desafios para o protagonismo da Agricultura familiar, camponesa e indígena no projeto de desenvolvimento do país.

A iniciativa é fruto da mobilização de movimentos sociais do campo com apoio de vários governos, inclusive do Brasil, que iniciaram uma campanha em 2008 para que as Nações Unidas adotassem a proposta de um Ano Internacional da Agricultura Familiar. A Resolução 66/222 da Assembleia-Geral conferiu à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) o mandato de implementar o AIAF 2014, em parceria com os governos dos países membros bem como com outros organismos internacionais e organizações não governamentais atuantes no tema da agricultura e da segurança alimentar.

 

Fonte: Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNAPO / Secretaria-Geral da Presidência da República

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *