CONSEA Nacional leva debate da Segurança Alimentar e Nutricional para evento do Programa Mundial de Alimentação

CONSEA Nacional leva debate da Segurança Alimentar e Nutricional para evento do Programa Mundial de Alimentação

O Programa Mundial de Alimentação – WFP (World Food Programme) promove até dia 05 de dezembro a Visita de Estudos no Brasil com uma delegação três países: Camarões, Laos, Zimbabwe. A programação teve início nessa segunda-feira, dia 24 de novembro, com a mesa redonda As experiências Brasileiras em Alimentação Escolar, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Social.

Representando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA Nacional), o coordenador do SASOP e integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Carlos Eduardo de Souza Leite, participou da mesa trazendo o debate da construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da Política e do Plano Nacional de SAN com ênfase na participação social.

Ressaltou também o papel do CONSEA no controle social e os desafios à Soberania Alimentar com o risco de redução da autonomia dos agricultores familiares, do livre uso das sementes crioulas, das ameaças ao avanço de uma alimentação saudável com o crescente uso dos produtos transgênicos e do elevado uso de agrotóxico no Brasil.

Carlos Eduardo encerrou a fala abordando sobre o avanço e o crescimento dos mercados institucionais e a aprovação da Politica Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e o debate que envolve as questões relacionadas a Terra e Território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *