Consea realiza Seminário sobre o Sisan

Consea realiza Seminário sobre o Sisan

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), realizará, nos dias 27 e 28 de novembro (quinta e sexta-feira) o Seminário sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), no Hotel Nacional, em Brasília.

O encontro tem como objetivo analisar o processo de implantação do Sisan, envolvendo os atores e setores participantes desta construção, para propor estratégias de fortalecimento do Sistema no contexto da gestão intersetorial e participação social. Representantes da Caisan e do Consea, nas esferas nacional, estaduais e municipais, participarão do seminário, assim como universidades e entidades parceiras. 

O seminário será dividido em cinco etapas. Os painéis serão apresentados no primeiro dia e haverá um momento para complementação e questionamentos da plenária. 

Durante a abertura, a presidenta do Consea, Maria Emília Pacheco, fará a apresentação inicial sobre A construção histórica do Sisan: aprendizados e desafios .

No primeiro dia (27/11), a mesa da manhã terá como tema o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional: a construção da institucionalidade para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) , com a participação da conselheira Anelise Rizzolo, do secretário-executivo da Caisan, Arnoldo Campos, e da ex-secretária-executiva do Consea, Valéria Burity.

À tarde, a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Inês Rugani, e a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Michele Lessa, participam da mesa sobre A participação de entidades com e sem fins lucrativos no Sisan: reflexões, diálogos e possibilidades . 

Os temas debatidos nos painéis serão aprofundados na sessão de grupos de trabalho no segundo dia do encontro. Os encaminhamentos dos grupos serão apresentados em uma plenária no encerramento do seminário, na tarde da sexta-feira (28/11).

Fonte: Ascom/Consea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *