Experiências de comercialização de alimentos marcam Seminárido sobre Mercados no Rio Grande do Sul

Experiências de comercialização de alimentos marcam Semiárido sobre Mercados no Rio Grande do Sul

Durante o seminário “A Construção Social de Mercados”, realizado em Torres/RS, que aconteceu de 17 a 20 de maio, foram visitadas seis experiências de comercialização de alimentos, a maioria alimentos agroecológicos e da agricultura familiar, desenvolvidas nos município de Três Cachoeiras e de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. São cooperativas de consumidores, cooperativas de produtores e agroindústrias ecológicas. Experiências que se articulam em rede e têm os vínculos e as relações sociais como elos desse mercado solidário. 

O Seminário, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a Rede Ecovida e com a agência alemã de cooperação Misereor, contou com a participação de cerca de 60 pessoas de todo o País. Da Bahia participaram duas experiências indicadas pela Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA), a Rede Sabor Natural do Sertão (BA) e a experiência da COFASPI com as Feiras Agroecológicas de Jacobina (BA).

De acordo com Carlos Eduardo Leite, coordenador do SASOP e membro do núcleo executivo da ANA, o evento mostrou a riqueza de atuação das redes em mercados e promoveu um acúmulo de conhecimentos que deverão ser refletidos e debatidos até desembocar no IV ENA (Encontro Nacional de Agroecologia). “As principais temáticas  tratadas no Seminário foram certidão participativa, mercados institucionais (PAA e PNAE), a legislação sanitária e as feiras agroecológicas) e isso entra em sinergia com nossas práticas de acesso a mercados. A Rede Ecovida tem cerca de 400 feiras, com a participação de mais ou menos 3.000 agricultores e cooperativas, expondo seus produtos. É uma experiência riquíssima e ficamos muito impressionados. Essa é uma alternativa aos mercados institucionais que estão fragilizados diante dessa conjuntura política.”, ressalta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.