FEIRA | MAIS UMA FEIRA AGROECOLÓGICA SERÁ REALIZADA POR JOVENS NO SEMIÁRIDO BAIANO

FEIRA | MAIS UMA FEIRA AGROECOLÓGICA SERÁ REALIZADA POR JOVENS NO SEMIÁRIDO BAIANO

Por Jovens Comunicadores | ATAF

Na tarde da última segunda feira, dia 10 de junho de no 2019, jovens filhos e filhas de agricultores familiares estiveram reunidos com entidades parceiras, na sede do município de Campo Alegre de Lourdes  (BA), para dialogar sobre a realização da 2ª edição da Feira Agroecológica – Diversidades do Sertão, que acontecerá no dia 14 de junho de 2019, no Calçadão do Banco do Brasil, centro da cidade.

O evento tem como objetivo promover espaço de divulgação, exposição, comercialização e registros dos produtos da agricultura familiar de base agroecológicas do município de Campo Alegre de Lourdes e região, como também contribuir para a geração de renda dos agricultores (as) e fomentar o consumo de alimentos cultivados sem uso de veneno. A 2ª edição da feira agroecológica está sendo organizada pela ATAF e pelo SASOP, em parceria com entidades locais e poder público municipal, por meio de um convênio com o Pró-Semiárido, um projeto da CAR/SDR/Governo do Estado e FIDA.

Na reunião, estiveram presentes estiveram presentes coordenador e agente de campo contratados pelo projeto férias agroecológicas, além de representantes de diversas entidades locais, como: ATAF, SASOP, Rede mulher, JBA, Articulação Paroquial Juventude e o Fórum de entidades populares.                          Durante o encontro os representantes das entidades e comunidades organizadoras da feira, sistematizaram todo processo de preparação, principalmente, como está sendo divulgada, como será ornamentado o espaço, as estruturas, a forma de identificação dos grupos produtivos, a forma de comercialização e exposição dos produtos e como será a acolhida do púbico do campo e da própria cidade.

Os organizadores pautaram durante o encontro que estão na expectativa de receber centenas de visitantes durante a realização da feira, entre esses, agricultores de diversas comunidades rurais do município, como também dos municípios de Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova e consumidores da cidade e do interior.

De acordo com o Técnico do SASOP, Antônio Carlos, “a realização da feira agroecológica será a oportunidade de inserir no mercado local produtos frescos,  livre de agrotóxicos e, sobretudo, estimular uma alimentação saudável e a integração do sertanejo com a cidade, resgatando a cultura do nosso povo. As entidades realizadoras da feira mesmo com as dificuldades estão procurando o melhor possível para superar os desafios e ter grande sucesso com a realização da feira", diz.

Serão montadas 40 barracas, para oferecer diversos tipos de produtos cultivados de base agroecológicas sem o uso de veneno, como doces, geleias, sucos, frutas, verduras, legumes, cachaça, rapadura, mel, queijo, produtos medicinais, bolos, biscoitos, gergelim, derivados da mandioca, churrasco, coxinhas, artesanatos e muito mais.

Para a jovem agricultora, Maiara Dias, da comunidade Barreiro do Espinheiro, a expectativa é que seja mais um incentivo para os agricultores continuarem com suas atividades na agricultura familiar, que seja um momento cultural e de lazer e de novos conhecimentos para os agricultores, seja ele jovem, mulher ou homem. "Acho que o objetivo da feira é contribuir no desenvolvimento da produção e melhorar a comercialização dos produtos naturais", afirma.  

Deixar uma resposta