MINERAÇÃO | Mineradora Galvani ameaça comunidade Angico dos Dias com explosões no território de fundo de pasto

MINERAÇÃO | Mineradora Galvani ameaça comunidade Angico dos Dias com explosões no território de fundo de pasto

A população da comunidade de Angico dos Dias e dos arredores, no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), está assustada com a volta do uso de explosivos por parte da mineradora Galvani no território da comunidade de Fundo de Pasto. Há cerca de três anos, a empresa, localizada neste território das comunidades tradicionais de fundo de pasto, realizou explosões que provocaram diversos prejuízos aos trabalhadores/as rurais, inclusive rachaduras em várias casas e cisternas, além do sentimento de terror nas famílias.

O Fórum de Entidades de Campo Alegre de Lourdes, juntamente com a Paróquia local e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já protocolou um comunicado denunciado o fato na Prefeitura Municipal e solicitando medidas para suspenser essa ação da mineradora que tem destruindo o meio ambiente e violando os direitos da população local.

D acordo com a Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu até hoje a empresa não se responsabilizou por nenhum dano provocado nas casas das famílias. São 400 da famílas somente em Angico dos Dias com seus direitos ameaçados. As comunidades vizinhas também sofrem, já que só o barulho do funcionamento da mineração alcança uma distância de aproximadamente 15 km.

A ação da empresa mudou toda a dinâmica e o modo de vida de uma comunidade tradicional de fundo de pasto que se vê obrigada a prender os animais durante as explosões. querem realizar.

A comunidade, que conta com apoio de comunidades vizinhas e com assessoria de entidades locais, ainda aguarda uma decisão dos órgãos competentes para que impeçam novas explosões por parte da mineradora Galvani. "Essas sirenes ficarão em nossas mentes por presenciar esse absurdo em nosso território de fundo de pasto", denuncia liderança.

Fotos: liderança local e Comunicação CPT Bahia

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *