Agroindústria de beneficiamento de buriti é inaugurada na região dos brejos, em Pilão Arcado-BA

O Governo do Estado inaugura na próxima sexta-feira (25), no município de Pilão Arcado, a agroindústria de beneficiamento de buriti e cana-de-açúcar, inslatada comunidade rural Brejo Dois Irmãos. O empreendimento é um marco para a localidade e região, visto a sua localização em um espaço remoto do município com difícil acesso. O objetivo é garantir emprego e renda para as famílias agricultoras, em especial mulheres e jovens, a partir do beneficiamento do fruto nativo.


A obra, no valor de R$ 438.900, integra das ações do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).


O ato de inauguração está agendado para às 10h, no Brejo Dois Irmãos, e contará com a presença do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e de outras autoridades e da comunidade local de smo para a comunidade de localidades circunvizinhas de Brejo do Carrasco, Brejo do Urubu e Brejo da Capoeira.


Essa agroindústria vai melhorar a atividade produtiva e comercial já realizada pelos moradores dos Brejos, como a produção de polpas e doces derivados de buriti, adoçados com cana-de-açúcar, produzida localmente. Permitirá também produzir melado de rapadura, para atender as demandas de mercado da região, sobretudo de fábricas de doces de buriti e agroindústria de picolés e sorvetes.


Para o melhorar o aproveitamento da safra do buriti e viabilizar o funcionamento da agroindústria, o Pró-Semiárido contratou uma consultoria especializada para elaborar um Plano de Negócio. O projeto também oferta assessoramento técnico continuado às famílias, numa parceria do Estado com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop).


Para além da agroindústria, o Governo da Bahia já investiu mais de R$ 4.5 milhões na agricultura familiar do município de Pilão Arcado. O valor beneficia diretamente 1.752 famílias por meio de 24 convênios.

*Com informações da SDR.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.