Projeto ATER Biomas tem primeira reunião em Remanso

Em 18 de janeiro de 2023, 30 representantes de entidades do poder público, organizações da sociedade civil e das associações comunitárias da agricultura familiar encontraram-se para a Reunião de Articulação com Parceiros e Parceiras do município de Remanso, no salão de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Fotos: Victor Maciel

Este foi o primeiro encontro de articulação dos três que estão previstos acontecer e que compõem as atividades a serem realizadas pelo SASOP por meio da Chamada de ATER BIOMAS, em parceria com a SDR/BAHIATER no Território Sertão do São Francisco. A atuação do contrato é para o Núcleo Caatinga – CE.29, que é composto pelos municípios de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.

Além das devidas apresentações, exposição dos objetivos e contextualização da trajetória das ações do SASOP no território, o encontro foi uma oportunidade para conhecer mais detalhadamente o Projeto ATER BIOMAS, a composição de sua equipe, as atividades previstas e as comunidades de Remanso apontadas para receber a assessoria técnica.

O projeto deverá atuar em pelo menos oito comunidades rurais de Remanso, acompanhando 180 famílias, com serviço de ATER Agroecológico. As instituições parceiras presentes colocaram-se à disposição para contribuir com as ações e metas levantadas no encontro, o que reúne um time formado pelo SASOP, equipe BAHIATER do SETAF Juazeiro, Secretaria Municipal de Agricultura de Remanso, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, Central das Associações de Remanso, Rede de Mulheres de Remanso, IRPAA e Banco do Nordeste.

Victor Maciel, Técnico do SASOP presente no evento, resume o sentimento geral dos presentes em relação ao prodejto. “Reconhecemos a importância desse serviço de ATER com enfoque agroecológico e desejamos que ele possa vir a atender mais famílias do município e chegar a outras comunidades que ainda estão descobertas por projetos de assessoria técnica”, avalia.

A próxima etapa do Projeto será o cadastramento das famílias e a realização dos diagnósticos das Unidades Produtivas Familiares, a ser realizado pelo SASOP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *